Quem somos

Somos, acima de tudo, uma associação que preza pela pluralidade. Por um direito do trabalho habitado por atores diversos. Onde ser ou não ser empregado não é a grande questão...

Isto porque, o mundo do trabalho é muito maior de que o mundo do emprego.

No Brasil, infelizmente, o ordenamento jurídico acaba por criar dois “Brasis”: um Brasil-tudo e outro Brasil-nada. Ou o trabalhador tem vínculo de emprego reconhecido, podendo desfrutar do fantástico

DraNayara_edited.jpg
Dra Nayara Falcão
Presidente
DraCarolina_edited.jpg
Dra Carolina Tupinambá
Diretora Jurídica

mundo da CLT, com a mais ampla proteção do Estado, ou não é parte de um contrato de emprego e acaba “fora da jogada”. Em outras palavras: fora do jogo dicotômico, injusto e desconectado da realidade, no qual a população menos capacitada não consegue emprego, e os super preparados simplesmente não se interessam pelo modelo.

O mundo do trabalho efetivamente mudou e a mudança nem veio para ficar, pois, a cada dia, a paisagem se transforma. Os ambientes de trabalho contemporâneos costumam ter menos chefes e mais tutores, menos competitividade e mais colaboração; menos curriculum, mais valores intrínsecos.

É para proporcionar a esses novos trabalhadores segurança e qualidade de vida que surge a SEEM – Associação Nacional dos Trabalhadores Sem Vínculo de Emprego.